02 setembro, 2015

LONDRES, STONHANGE, BATH, CAMBRIIDGE

INGLATERRA

18.06.2015                           LONDRES

Dessa vez um ótimo hotel 4 estrelas, o Milenium. Pena que o café da manhã não está incluso e o preço é salgado.

Nosso grupo vai se subdividir porque Jussara e Fatinha ainda não conhecem Londres. Eu, Andrea e Kátia já estivemos aqui uma vez. Adélia já perdeu a conta de quantas vezes visitou Londres. Então fizemos escolhas diferentes.

Eu estou liberada de alguns pontos turísticos: London Eye, Mosteiro de Westminster, Palácio de Buckingham, Torre de Londres, Museu Britânico, Museu Tussaud’s, Museu de História Natural, Hyde Park, etc...

Começamos nosso dia pelo passeio no ônibus turístico. O trânsito está horrível (parece que é sempre assim) e já vimos que não vai dar pra fazer o roteiro completo. Eu e Adélia descemos no Regente Park. Já estive aqui antes, mas esse parque é irresistível. São 400 espécies de rosas. Sabe lá o que é isso? Tudo florido!!!

O dia está tão bonito! Será que aposentaremos o casaco? Tiramos mil fotos e depois paramos num restaurante que fica aqui no parque, com mesas ao ar livre. Compramos um lanche e sentamos na sombra de um guarda-sol. Ô vida boa!

Catedral de St Paul
Pegamos o ônibus novamente e fomos a Catedral de St.Paul. É uma igreja anglicana do século XVII com uma arquitetura imponente, uma das mais visitadas de Londres. Pegamos um áudio-guia em português e nos misturamos ao burburinho de turistas. No áudio vimos uma parte do casamento do príncipe Charlie e Diana que ocorreu aqui. Resolvemos subir até cúpula da catedral e quase nos arrependemos porque são muitos degraus, mas valeu a pena o esforço.
Descemos ao subsolo onde estão vários túmulos de pessoas importantes. Adélia queria ver o túmulo de Florence Nightingale, enfermeira que criou a primeira escola de enfermagem e que deixou um legado importantíssimo para a profissão. Adélia também é enfermeira e fã de carteirinha de Florence. São muitos túmulos e muitos turistas, desistimos de procurar.
Quando tomamos o ônibus de turismo para retornar ao hotel percebemos que naquela lentidão não chegaríamos a tempo de nos arrumarmos para o show à noite, no Aldwych Theatre. Descemos e fomos de metro. Chegamos ao hotel em cima da hora, foi uma correria, mas deu tudo certo.

Prédio do Parlamento

Big Ben

O musical conta a história da cantora e compositora norte-americana Carole King. Eu conheço e gosto de muitas músicas dela, mas não sabia quase nada da sua vida. Foi uma agradável surpresa. Sua composição mais famosa "You've Got a Friend", e outros sucessos "Will You Love Me Tomorrow?", "Up on the Roof" e "One Fine Day" das décadas de 60 e 70, foram interpretadas por um ótimo elenco. O show foi óoootimo! A  indicação foi de Fatinha, que acertou em cheio.

Encerramos a noite com um jantar no restaurante Balthazar no bairro Covent Garden, próximo ao teatro onde assistimos ao show. Fomos atendidas por uma garçonete que fala um português excelente, coisa rara por aqui.

19.06.2015

O dia está bonito, então resolvemos fazer um passeio de barco pelo Tâmisa. O passeio está incluso no passe do ônibus de turismo. Embarcamos num píer próximo ao Palácio de Westminster, prédio do parlamento. O barco anda bem devagar e logo vimos que não dá pra ir até o final do percurso. Demoraria muito tempo, resolvemos desembarcar antes.

Caminhando até a estação de metro mais próxima, passamos pelo restaurante Buenos Aires Steakhouse. Resolvemos almoçar por ali mesmo. Escolha mais do que acertada, a carne está deliciosa, como não poderia deixar de ser num restaurante argentino.

No início da tarde embarcamos num trem rumo ao Palácio de Hampton Court. Esse palácio já foi a casa de Henrique VIII, aquele rei que matava as esposas quando queria casar de novo, lembram? Acontecem aqui dois festivais por ano e demos sorte de estar em Londres nessa semana de shows do festival da primavera.

Levamos por volta de quarenta minutos, passando por vários lugarejos, até chegar ao palácio. Os portões serão abertos as 16:30 h para que o público possa fazer, se quiser, um piquenique em um dos seus jardins.

O jardim é maaaaravilhoso! Grama verdinha, um lago com chafariz, alamedas simétricas com umas árvores em formato de pirâmide que me lembram um doce puxa-puxa no palito, que eu comia na infância.

Estendemos a toalha, distribuímos os sanduíches, queijos, suco, vinho e nos esticamos no gramado para pegar um sol, comer, beber e apreciar a paisagem. Muita gente fazendo o mesmo que nós, alguns com cestinhas, cadeiras, etc. Acho tão legal esse hábito que os europeus cultivam! Lembro-me que na década de sessenta era comum fazermos piqueniques em praias e lagoas próximas da minha cidade. Se bem que estávamos mais para "farofeiros", sem nenhum glamour, mas era muiiiito bom!

Preparadas para o piquenique

As 20:30 h nos dirigimos para o pátio onde está montado o palco e as cadeiras para um público de mais ou menos 500 pessoas. Na hora marcada começa o show de Alfie Boe, ator e cantor inglês que atuou recentemente no musical Les Miserables. Ele é um cantor erudito, mas manda muito bem cantando rock. O show foi uma mescla de música clássica e música pop. Adorei!

Por volta das 22:00, na penumbra do dia que terminava, as paredes iluminadas do pátio interno do palácio dão um clima romântico e antigo ao ambiente, contrastando com a música moderna que Alfie canta nesse momento.
Show terminado, agora é caminhar até a estação e partir para Londres. Acho que a maioria dos que estão no show farão a mesma coisa, voltarão de trem. Nada como um transporte público de qualidade.
Fatinha e Juju estão loucas de vontade de fazer xixi, mas o banheiro da estação já está fechado. Resolveram procurar um matinho escondido entre os carros estacionados ao lado da estação. Serviço feito, voltam rindo para a plataforma porque Fatinha ficou com muito medo de mijar nas libras que estão na bolsinha da cintura. Quando baixou as calças a bolsinha foi junto, daí o medo. Não dá para perder uma libra sequer, tá muito cara.

20.06.15

STONEHANGE

Faremos um passeio até duas cidades próximas. Embarcamos junto com um grupo de mais ou menos 20 pessoas para conhecermos Stonehenge e Bath.

Stonehenge é um lugar na parte mais alta de uma planície, onde várias pedras negras enormes agrupadas em formato de círculo, que foram colocadas ali não se sabe exatamente por quem nem para que, são visitadas todos os dias por turistas curiosos, esotéricos e estudiosos dos fatos que não tem uma explicação científica. Supõe-se que era usado para estudos astronômicos ou religiosos. Dizem que o lugar é mágico e que muitas pessoas sentem uma energia especial nesse lugar. Eu sinto....frio, o que não é de se admirar visto que a temperatura está em torno dos 15 graus.
O guia português que está nos acompanhando nos contou a história dessa formação de pedras e disse que amanhã começa o solstício de verão. Nessa data milhares de druidas e outros curiosos do mundo todo se encontram aqui para festejar a chegada do verão. Eles vestem sua túnica branca, tocam tambores, cantam e dançam em volta do monumento de pedra. Na estrada já encontramos alguns druidas com seu cajado, indo em direção a Stonehange.

BATH

Chegamos em Bath, a cidade dos banhos romanos, pequenina, mas muito charmosa. Acredito que a arquitetura seja o principal atrativo aqui, pela beleza e pela conservação dos prédios históricos. Passamos por um local conhecido como The Circus.
Uma praça redonda e os prédios em volta da praça foram construídos num formato circular acompanhando o desenho da praça. Lindo!!!
The Circus

Estacionamos no centro histórico e fomos caminhar para conhecer o lugar. Passamos primeiro por um prédio de Banhos Romanos. Aqui existe uma fonte de água quente, o que deu origem as Termas. Em seguida passamos pela Abadia de Bath e o Teatro Real. O casario antigo em ótimo estado dá o clima certo para esse tipo de cidade. É pena que não tenhamos muito tempo para conhecer melhor a cidade. Valeria a pena um pernoite nesse local. Quem sabe tomar um banho numa dessas Termas?

21.06.2015
Fomos conhecer o museu Victoria&Albert, o maior museu de decoração e design do mundo. São peças de cerâmica, móveis, joias, roupas, fotografias, esculturas e mais coisas que não me lembro agora.

Eu e Adélia escolhemos esse museu por causa de uma exposição do estilista Alexander McQueen. O cara é doido!!! Ou melhor, era. Morreu há poucos anos, me parece que foi suicídio. Pode-se dizer que ele era meio louco, mas não há como negar sua criatividade e coragem de desafiar o convencional.
São vários ambientes com peças que vão contando a evolução da sua criação. Em uma grande sala com pé direito imenso, vários telões apresentam diversos desfiles de suas coleções. Abaixo das telas, vários nichos com vestidos, sapatos, adereços de cabeça,  etc.  Vamos olhando as peças e em seguida vemos as mesmas sendo desfiladas nas telas. Muito bom!
Agora, o que mais gostei foi uma imagem virtual de Kate Moss que aparece flutuando dentro de uma pirâmide de vidro. O movimento começa num pequeno ponto de luz, depois vai surgindo uma mulher que rodopia envolvida por um tecido branco bem leve e fluido. Aos poucos percebemos que é um vestido de noiva cheio de babados, o mesmo que vimos exposto na sala anterior a essa da pirâmide. E ela vai rodando como se estivesse dançando suspensa no ar. A imagem vai diminuindo, Kate vai sumindo no meio dos babados até ser reduzida a um ponto de luz. Fiquei arrepiada!
Veja no link abaixo.

O nome da exposição é “Beleza Selvagem”. Acho que Alexander representa exatamente essa ideia.

Antes de sair tomamos um chocolate quente em um dos restaurantes do museu. A decoração do restaurante faz jus à beleza do prédio. E o chocolate também.

Encontramos com o restante do grupo em Covent Gardem. Rodamos pela feirinha, entramos nas lojas e, por fim, comemos uma pizza num restaurante popular do Jamie Oliver. Pizza mixuruca, tenho que confessar. Não dei sorte com esse chef medalhão.
Covent Gardem

22.06.2015
                                           CAMBRIDGE

Mônica - segunda da esquerda pra direita

Andréa vai passar o dia em Cambridge visitando Mônica, uma brasileira que é sua amiga de longa data e que reside na Inglaterra há alguns anos. Convidou-nos para fazer esse programa com ela e nós topamos. Pegamos o trem bem cedo e partirmos pra lá.
Eu estava meio desanimada, final de viagem, já doida pra voltar pra casa, mas resolvi ir também. Só o que sei sobre essa cidade é que tem uma das melhores escolas do mundo.
A Mônica é uma simpatia, meio elétrica, bem falante, e parece ter ficado bem contente com nossa visita. Ela nos esperava na estação e fomos direto a casa dela para que Andréa encontrasse os filhos da Mônica. Andréa é médica e foi ela que fez o parto dos meninos, dezesseis anos atrás. São dois rapazes morenos e altos, um pouco arredios, afinal são adolescentes.
Adoramos a casa de três andares que fica num bairro tranquilo, não muito longe do centro. Toda clarinha, bem funcional, um quintalzinho nos fundos, rede na varanda, uma churrasqueira. Penso que não devem ter muitas oportunidades de aproveitar esse espaço, com tanta chuva e frio que faz por aqui. Imóvel aqui na Inglaterra é carérrimo e por isso ela e o marido optaram por não morar em Londres. Não só por isso, mas também pela qualidade de vida. Aqui é muito tranquilo, dá para ir a todos os lugares de bicicleta e os meninos estudam em excelentes escolas públicas. Ela parece bem satisfeita com a vida que leva. Tem saudade do mar, do verão e da família, mas não tem vontade de voltar a morar no Brasil.
Retornando ao centro da cidade, primeira providência foi entrar num Pub e tomar uma cerveja. Desse programa não dá pra escapar.

A cidade está cheia de jovens. Já é período de férias, mas tem os cursos de férias e a cidade recebe gente do mundo todo. As faculdades são belíssimas, arquitetura imponente e todas, ou quase todas, têm pátio interno e jardins.
Parece uma igreja mas é uma faculdade

Outra faculdade
Mônica nos levou para um passeio de barco pelo rio Cam. Fiquei surpresa com o tamanho do barco, que me lembrou as gôndolas de Veneza. Aqui também tem um “gondoleiro” que vai empurrando o barco com uma vara comprida. Acomodei-me no barco, na verdade quase deitada, e começamos a descer pelo rio de águas muito calmas.O rio passa pelos jardins nos fundos das faculdades, cada um mais bonito que o outro. O solzinho morno contribuiu para o passeio ser muito agradável.
Cruzamos com vários barcos, muitos barcos. Os barqueiros (não sei se a expressão está correta) são quase todos muitos jovens, que certamente estão faturando uma graninha no período de férias para viajar para outros lugares. Isso é comum por aqui, nos disse Mônica.
 Que bom ter aceitado o convite de Andréa, foi um passeio bem legal.

23.06.2015
Hoje é nosso último dia de viagem. Reservamos esse dia para as compras. Fiz um levantamento da grana que restou, verifiquei minha relação de presentinhos e cortei alguns da lista. Pegamos o metro para a Oxford Street e me entreguei ao sacrifício: andar por essas lojas maaaaravilhosas.

Não sei se foi boa ideia deixar tudo para o último dia. Estou um caco!!!! As sacolas parecem pesar 15 quilos. No final ainda sobraram libras, quem diria. Faltou perna e braço para gastar o excedente. Retornei ao hotel me arrastando e ainda tinha a mala para arrumar. Mala arrumada, tomei um longo banho morno e depois um chá quentinho com biscoito. Dói o ombro, dói a perna, dói as costas. Tomei um Advil e xinguei  a tal de melhor idade. Enfiei-me embaixo das cobertas e torci para o sono chegar logo. Preciso descansar bem porque o dia amanhã vai ser puxado, depois de chegar no Rio à noite, ainda viajo para Macaé. Pela enésima vez, juro que não farei mais esse tipo de viagem.
Mas...tomo chá, tomo café, só não tomo vergonha. É bem provável que eu ainda quebre esse juramento.

24.06.2015

Enquanto o avião decolava, fiquei olhando a cidade cinza lá embaixo. Fechei os olhos e imaginei as quadrilhas do nordeste hoje, dia de São João. Todo aquele colorido, aquela animação e energia, tanta irreverência. Tudo tão diferente do que encontramos aqui: rigor, organização, formalidade.

Ou isto ou aquilo, como diz a poesia de Cecília Meireles. Não se pode ter tudo.