04 junho, 2010

ESTORIL,CASCAIS, SINTRA, QUELUZ


30.09.2005

Hoje fizemos um passeio a Cascais, Estoril, Sintra e Queluz. São quatro lugares próximos a Lisboa cuja população, na sua maioria, trabalha em Lisboa.
ESTORIL

Esta é uma pequena localidade, acho que nem é uma cidade, mas é famosa pelo seu Cassino e pelo Grande Prêmio de Fórmula 1. Tem uma praia repleta de espreguiçadeiras, um convite a preguiça. Imagino que a população de Lisboa deve migrar pra cá no verão.

Estoril fica bem pertinho de Cascais, não se percebe onde acaba uma e começa a outra.


CASCAIS 



Cascais
Essa cidade é um balneário e logo percebe-se essa atmosfera marítima, pela descontração e pela animação estampada no semblante dos muitos turistas que circulam entre os bares e pelas ruas estreitas do centro histórico. Paramos no Largo de Camões e caminhamos pelo seu entorno. A noite aqui deve ser bem interessante. Existe também uma cidadela medieval e algumas fortalezas. O tempo não foi suficiente para conhecermos tudo.


SINTRA

Essa cidade merecia um passeio de dia inteiro ou até mesmo dois dias.
Passamos por inúmeras ladeiras, cercadas por bosques. Em meio ao verde, vez por outra, avistamos algumas mansões luxuosas. A guia nos mostrou uma casa que, segundo ela, pertence ao cantor português faz sucesso no Brasil, Roberto Leal. 

Vários estilos arquitetônicos se identifica por aqui. Fica evidente a influência árabe em várias construções.

Gostei especialmente de Sintra, com suas ladeiras, um belo artesanato, muitas árvores e flores. Pareceu-me mais requintada do que as outras duas. Tive vontade de comprar alguma porcelana, mas não quero levar muita bagagem e o dinheiro também está curto. Então comprei uma plaquinha de louça com o nome "Família Passos".


QUELUZ

Saímos de Sintra e fomos a Queluz visitar o palácio onde nasceu e morreu D.Pedro I. O palácio está meio abandonado, o jardim mal cuidado. Merece uma boa restauração pois ainda conserva muita beleza. Acredito que a maioria dos turistas que aqui vem, são brasileiros.  

Foi interessante conhecer uma parte da história do Brasil, aqui em Portugal. Em uma das salas foi pintada uma floresta na parede. É a nossa mata atlântica, com as plantas e animais característicos da nossa região. Disse-nos a guia que D.Pedro I sentia muita falta do Brasil e para aplacar a saudade fez um travesseiro com folhas de uma planta (não lembro qual) cujo perfume lembrava-lhe o Rio de Janeiro. Pelo visto D.Pedro se adaptou muito bem ao nosso estilo tropical. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário