01 abril, 2021

A Sombra

Lembro-me das noites de domingo, quando criança, em que acompanhava meus pais pelas ruas mal iluminadas do meu bairro, para assistir ao culto da Igreja Batista. Eu ia pulando sobre a sombra deles que mudava de posição à medida que se aproximavam de um novo foco de luz. Eu ficava intrigada e com um pouco de medo, sem entender direito o motivo pelo qual aquela coisa se arrastava pelo chão e mudava de direção a todo instante. Uma hora estava atrás deles, em seguida na frente, algumas vezes ameaçava desaparecer, para em seguida ir aumentando de tamanho assustadoramente. Pensava que a sombra nos acompanhava mesmo quando não era visível, não a víamos, mas ela estava em algum lugar nos vigiando sempre, fazia parte de nós e aparecia quando queria.


Minha mãe em algum momento explicou-me o porquê da existência da sombra, mas duvidei, achei que ela queria apenas me tranquilizar. Dúvida? O seu nome é Ângela.

Já não tenho medo da sombra, mas ainda desconfio que ela nos espreita silenciosamente e aparece de vez em quando para nos assombrar. São aqueles sentimentos incontroláveis que surgem contra a nossa vontade, brotam talvez do nosso inconsciente. No meu caso, a Dúvida (ou devia chama-la de Desconfiança?) com certeza faz parte dessa sombra que habita meu inconsciente. 

Pensando um pouco mais sobre esse assunto, observei que a sombra é resultado desse dualismo “luz e escuridão” duas realidades antagônicas que produzem uma terceira coisa que..... viajei...Será que é assim também com Consciente e Subconsciente, Guerra e Paz, Amor e Ódio, Corpo e Alma?  Será que quando essas ideias antagônicas se confrontam, produzem sempre alguma reação?