08 julho, 2011

MILÃO, SIRMIONE E VERONA

PLANEJAMENTO

Aeroporto de Milão

Vamos viajar para a Itália em maio. Seremos 6 pessoas nesse passeio pela região da Toscana. A etapa de planejamento dessa vez está sendo mais trabalhosa pois não compramos nenhum pacote turístico; vamos alugar um carro em Milão, percorrer a Toscana e seguir para Roma. A Fátima está cuidando da maior parte dos detalhes, como por exemplo: reserva dos hotéis, aluguel do carro, pesquisa sobre os melhores passeios, etc...Como estou mais distante fisicamente (elas no Rio e eu em Macaé) participo menos dessa etapa. Na verdade,  acho que não é a distância que me atrapalha, mas sim uma certa "lerdeza", que está se acentuando com a idade.

Quase todos os dias recebo email com atualizações sobre o planejamento e já começo a me sentir "na estrada". Alugamos uma casa em um vinhedo próximo a Siena, região dos vinhos Chianti. Fecho os olhos e me vejo sentada em uma espreguiçadeira, a paisagem dos vinhedos à frente e o sol morno esquentando meu corpo. Para completar o cenário, um belo garçom italiano servindo-me um copo de vinho branco. Ôh vidinha mais ou menos!!!


É minha segunda viagem à Itália. Vou conhecer algumas cidades e rever outras. Pela primeira vez vou viajar de carro durante todo o tempo. Acho que deve ser bem legal, embora tenha que abdicar de alguns confortos que um pacote turístico oferece. Acho que a liberdade de fazer os próprios horários e mudar roteiro quando desejar, deve compensar essas perdas.

Tomara que o grupo se entenda bem, afinal são seis mulheres, muita mala e muitas comprinhas pelo caminho.

ITÁLIA

MILÃO

25.05.2011

Catedral de Milão
Pouco depois de chegar ao aeroporto do Galeão encontrei o restante do grupo. Todas animadíssimas. Conheci a Fátima e Jussara e percebo que a imagem que fiz da Fátima corresponde a Jussara, e vice-versa. O “bonde das tigronas”, apelido que a Fátima nos deu, rima com “antigonas”. Prefiro “tigrezas” que rima com “safadeza”. Mas, olhando bem, tigronas é mais adequado.

Saímos do Rio no final da tarde e certamente terei uma noite de insônia pela frente.

26.05.2011

Tivemos uma conexão no aeroporto de Madri. Já havia esquecido como é bonito e bem organizado o aeroporto Barradas. Fico pensando em nossos aeroportos chinfrins. Desconfio que a Copa do Mundo no Brasil, será um fiasco, a começar pelos aeroportos.

Chegamos em Milão no início da tarde. O nosso hotel é bem localizado e confortável. Resolvemos ir caminhando até a Catedral de Milão. Logo na saída percebemos que as cercanias do hotel eram uma verdadeira cilada (lojinhas por todo lado). O caminho até a catedral era longo e fomos parando nas lojas. Quando chegamos ao destino já estávamos com fome e cansadas.

Fomos jantar num restaurante que era indicação de um amigo da Fátima. A vista em volta do restaurante, que fica em um terraço no 7º ou 8º e ao lado da catedral de Milão, é bem bonita. A comida foi razoável, o preço nem tanto. Na hora de pagar a conta aconteceu um problema. O garçom que estava nos atendendo era aprendiz e se atrapalhou com o cartão da Kátia. O garçom dizia que o débito não havia sido efetuado e Kátia repetia “que se passa....que se passa? ”e não entregava o cartão para uma nova tentativa. Depois de muita conversa com o gerente do restaurante, finalmente o problema foi resolvido. Desconfio que o garçom perdeu o emprego.

27.05.2011


Saímos cedo em direção ao centro da cidade e no caminho passamos na igreja Santa Maria Delle Grazie. Fizemos uma tentativa de conseguir ingressos para ver o quadro "A Última Ceia" de Leonardo Da Vince. Foi em vão. É preciso reservar com muita antecedência e pela segunda vez venho a Milão e esqueço de fazer essa reserva. Mais um motivo para voltar.

Voltamos à área central de Milão, agora para apreciar com calma a Catedral e a Galeria Vittorio Emanuele. No caminho paramos em uma loja para Andréa comprar presente para os sobrinhos. Que loja!!! Vários andares, música alta e uma penumbra na medida certa. Parece uma disco!!! Eu ainda não conhecia a Abercrombie & Fitch. Parece que no mundo todo o padrão é o mesmo. Recepcionistas masculinos escolhidos a dedo, cada um mais sarado que o outro. Tinha um negão sem camisa tirando fotos com a mulherada. Kátia não resistiu e tirou foto com o moçoilo. Achei o visual mais interessante que os produtos vendidos.

Enfim chegamos à galeria. Já estive antes aqui - nada será como antes do jeito que a gente ... - mas ainda assim o prazer de admirar essas construções tão ricas em detalhes ainda é motivo de prazer. Acho que já comentei, mas volto a repetir – que terra de homens bonitos!!!! Acho que quando inventaram o termo “deus grego” para designar um homem bonito, estavam na verdade falando dos italianos e não dos gregos.
Nossa Van - apelido "David"
Andréa e Fátima chegaram com o nosso carro de aluguel. Levamos um susto com o tamanho da Van. Deus do céu!!! Será que vamos nos sair bem com um carro desse tamanho? Eu pessoalmente não teria coragem de me aventurar pelas estradas de um país estrangeiro dirigindo um carro, muito menos uma Van. Por sorte minhas companheiras são aventureiras e algumas já têm experiência nessa área.

SIRMIONE

Partirmos para Sirmione debaixo de chuva, muita chuva. Depois de alguns quilômetros resolvemos fazer uma parada e esperar a tempestade diminuir. Vários carros estavam fazendo o mesmo. Chegamos em Sirmione por volta das 20 horas. Logo de cara gostamos da cidade. Parece uma cidade de veraneio, provavelmente cheia de casas de italianos ricos. Ela fica em um promontório que avança pelo lago de Garda, que me parece, é o maior lago da Itália. A paisagem é maravilhosa!

Restaurante Il Cascinale
Já era tarde para jantar. Aqui na Itália os restaurantes fecham cedo e por pouco não ficamos sem o jantar. O hotel nos indicou o IL Cascinale, ligou para o restaurante e fez uma reserva. Chegamos lá embaixo de chuva. O restaurante estava praticamente vazio. O garçom, parecido com “mister Bean” foi educado e esperou pacientemente pela escolha dos pratos. Pedimos os pratos, escolhemos o vinho e ficamos aguardando sem muita expectativa. Que ótima surpresa!! A comida estava deliciosa e farta, o vinho excelente e o preço melhor ainda. Começamos bem nosso tour. Demos uma boa gorjeta para o garçom e partimos. “Mister Bean” ficou acenando da porta. Acho que ele não esperava por aquele dinheirinho no final de uma noite chuvosa.


28.05.2011                            

    

Acordei um ano mais velha. Hoje faço 55 anos. Espero que o dia seja legal, afinal chegar aos 55 sem ter passado por grandes problemas é motivo suficiente para comemorar.
Eu e a Fátima pegamos uma bicicleta que o hotel disponibiliza para os hóspedes. Fomos pedalando pela margem do lago, que delícia!!! Estava um dia lindo, cheio de sol, mas não muito quente, ideal para pedalar.

Chegamos até a muralha que cerca o centro histórico. Do lado direito um castelo debruçado sobre o lago. Deve ter uma vista linda lá do alto, mas não me animei a subir. Melhor economizar minha energia para subir as inúmeras ruazinhas que sobem pela colina do centro histórico.


Uma graça de lugar! Lembrou-me Taormina, na Sicília. Restaurantes com mesas sob as árvores, vista para o lago, muito verde e muitas flores. Tudo isso é um convite, quase irresistível, para comer e beber sem pressa e sem culpa.

Gelatos
Subimos e descemos pelas ruelas, admirando as sacadas floridas e as vitrines das lojinhas. E a visão dos gelatos (sorvetes) ? Impossível sair daqui com o mesmo peso. Passamos pela casa que foi da cantora lírica Maria Callas. Ela realmente tinha bom gosto, o local é maravilhoso.

Chegamos até as Termas de Sirmione. Pensamos, a Fátima e eu, em comemorarmos meu aniversário aqui. Mais tarde resolveremos. Encontramos o restante do grupo e fomos dar um passeio de barco pelo lago. O sol já estava bem quente e a proximidade da água refletia a claridade do céu. Do lago podíamos ver, à distância, os Alpes italianos.

VERONA

29.05.2011      

À tarde fomos até a cidade de Verona, onde nasceu meu avô Pietro. Próxima a entrada da cidade passamos por uma “ótica Adami”. Será que é algum parente? Não vim aqui com a finalidade de procurar pela família do meu pai, mas seria interessante encontrar alguém da minha família.

Verona

Estátua de Giulieta
A cidade é maior do que imaginei. Hoje à noite vai acontecer um grande show na arena e a cidade está lotada, principalmente de jovens. A arena lembra muito o coliseu de Roma, um pouco menor talvez. Caminhamos rua acima a procura do principal ponto turístico de Verona, a Casa de Julieta (Giulieta em italiano). Tudo fake mas ainda assim atrai a turistada. Parece-me que algumas pessoas pensam que a história escrita por Shakespeare é verdadeira e visitam a casa como se Julieta lá tivesse morado.
Almoçamos em um restaurante ao ar livre na grande praça central e em seguida continuamos nossa caminhada pela cidade até chegarmos ao rio Adige. Nunca vi um rio tão caudaloso, acho que se alguém cair ali dentro dificilmente sobreviverá. Na outra margem, uma colina com um castelo. A vista da cidade lá de cima deve ser bem bonita. Não vi prédios nessa cidade. Acho isso ótiiiiiimo!!!!
Chegamos em Sirmione no final da tarde e resolvemos partir direto para o jantar. Eu estou cansada, não consegui dormir na noite anterior, e como sou a aniversariante do dia pude optar pela ida direto para o restaurante, sem passar no hotel para tomar banho, mudar de roupa, etc... Kátia não gostou muito e ficou com aquela cara amuada, balançando a cabeça para um lado e para outro, tão característico dela quando tem algum desejo contrariado. Mas a birra durou pouco e logo em seguida já estava curtindo a beleza do restaurante que ela mesma havia indicado.

La Speranzina
A vista do lago assim no início da noite é ainda mais bonita. As luzes em volta do lago produzem um reflexo dourado na água e as velas sobre as mesas contribuem para o clima romântico. O restaurante La Speranzina que já recebeu uma indicação do Guia Michelin, é realmente muito bonito. Acho que o jantar vai ser excelente.


La Speranzina

Que engano!!! Os pratos foram  muito bem apresentados, mas o serviço foi muito demorado e o preço salgado.
Saímos um tanto decepcionadas, mas o lugar é lindo e merece uma segunda chance.


Sirmione

Sirmione

Recomendações: La Speranzina - Via Dante, 16 - (030) 9906292
Recomendações: Restaurante Il Cascinale

Nenhum comentário:

Postar um comentário